Limpar e Tonificar - Tem diferença?

quarta-feira, setembro 11, 2013

Hello!!

O assunto hoje é bem básico, mas que gera dúvidas em muita gente, principalmente quando se está começando a cuidar mais da própria pele: qual a diferença entre limpeza e tonificação?

Higiene é fundamental no corpo todo, certo? No rosto não seria diferente. A pele da face é mais fina e sensível, por isso precisa de atenção redobrada, por vários motivos. A região é rica em glândulas sebáceas (a oleosidade grita!). O rosto está exposto o tempo todo à luz, vento e poluição e etc...

Quem ama usar maquiagem, como eu, precisa aprender a cumprir direitinho a etapa de limpeza, que retira todo e qualquer produto aplicado sobre o rosto. Até porque, qualquer make sempre ficará muito mais bonito quando feito sobre uma “pele boa”! Uma rotina de cuidado diário com a pele inclui:

  • Limpar
  • Tonificar
  • Hidratar
  • Proteger (uso do filtro solar)

❤ Limpando 
O produto de limpeza facial vai retirar a “sujeira grossa” que está sobre a pele: excesso de oleosidade, protetor solar, restos de maquiagem e poluição. Existem vários tipos de produtos para esse fim. Você vai encontrar sabonetes em barra, sabonetes líquidos, gel ou espumas de limpeza. O importante é escolher um que seja de uso facial, para limpeza específica do rosto. Como disse lá no começo, a pele da face é mais fina do que no restante do corpo e se usarmos um sabonete comum a probabilidade de irritação é muito maior – e de aumento de oleosidade também, já que os sabonetes corporais são ricos em ativos hidratantes, como cremes e óleos.
  1. Neutrogena® Deep Clean Grapefruit
  2. Avon Solutions Clean Gel Facial De Limpeza 2 em 1
  3. Nivea Sabonete de Limpeza Profunda
  4. Vichy Sabonete Líquido Normaderm
  5. Clinique Facial Soap Mild
  6. Pure Zone Sabonete Facial L’Oreal
  7. Faces Natura Gel de Limpeza
  8. Glicerina, Granado
  9. Gel de Limpeza Young Suave Wash Off!
  10. Sabonete Purificante Effaclar La Roche-Posay
❤ Tonificando 
O tônico é provavelmente o produto que mais deixa dúvidas sobre sua função na rotina de limpeza e muita gente acaba pulando essa etapa importante, sem saber que é com ele que aumentam as chances de sucesso no controle da oleosidade e tamanho dos poros!

"O tônico é uma loção que reestabelece o ph da pele, reestabelecendo o equilíbrio entre água e óleo e eliminando possíveis toxinas ou sujidades mais resistentes que podem ter escapado à limpeza. O tônico também melhora a micro-circulação na superfície da pele, suavizando e acalmando depois da limpeza, proporcionando aquela aparência mais radiante de pele limpinha." Os tônicos costumam ser divididos em:
  • Tônico hidratante – pele normal e seca;
  • Tônico adstringente – pele mista ou oleosa.

❤ Dicas na hora de escolher o tônico ideal 

Diferentes tipos de pele exigem diferentes tipos de produtos. Sempre fique de olho na indicação. O mesmo produto pode ter opções diferenciadas para peles normais, mistas, oleosas e secas.

Se sua pele for mista ou oleosa, não use produtos para pele seca. É oleosidade aumentada na certa! 

Não abuse de produtos adstringentes fortes, com muito álcool na fórmula. É um mito achar que quanto “mais ardido”, melhor para pele com acne. Não é. Pode inclusive gerar efeito rebote, que é o que acontece quando a pele produz mais oleosidade para se proteger depois de uma limpeza agressiva.

❤ Truque dazamigaxxxx 
Precisa ficar linda e não tem um tônico à mão?
Anota aí: lave bem o rosto e passe um cubo de gelo sobre a pele. Os poros vão ficar fechadinhos e prontos para receber aquela maquiagem de arrasar!
PS: esse é um artifício pra usar de vez em quando, porque ele não trata a pele de verdade, só a deixa bonita por um tempo.

Então é isso, espero que tenham gostado das dicas. Beijinhos e até a próxima =***

You Might Also Like

0 comentários