CRONOGRAMA CAPILAR! Você sabe do que seu cabelo precisa?

segunda-feira, setembro 09, 2013

Hoje o post é um pouquinho longo, mas é SUPER importante pra nossa rotina de beleza capilar. Leiam do começo ao fim...


É normal achar que não tem diferença entre hidratação, nutrição e reconstrução dos fios. Quando meu cabelo não estava saudável eu já pensava em hidratação. É como a "virose" né? Quando vamos ao hospital, os médicos sempre falam que é virose hahaha no caso do meu cabelo, tudo era falta de hidratação.

Muitas vezes no anseio de estar com um cabelo bonito e saudável saímos comprando um monte de produtos e acabamos não percebendo a diferença entre eles e sua real função. O primeiro passo para se ter um cabelo bonito e saudável é identificar as necessidades.

Por falta dessa análise do que nosso cabelo precisa, é que muitas vezes gastamos uma grana com cremes e mais cremes e acabamos não ficando satisfeitas com o resultado. Aí morremos de raiva e culpamos os produtos, que funcionaram no cabelo da amiga e não no nosso.

A primeira informação é que todo cabelo precisa passar pelas três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. A diferença é que uns precisam mais de uma etapa do que de outra, por exemplo, um cabelo com química (descoloração, alisamentos e progressivas) terá que ter mais reconstruções em tempos espaçados, do que um cabelo sem química, desta forma o cabelo com química terá que receber uma reconstrução uma vez por semana ou de 15 em 15 dias, já um cabelo mais saudável, apenas uma vez por mês, mas hidratação e nutrição semanal deve ser regra para todos os tipos de cabelo, se você quiser um cabelo saudável, entenderam?

A segunda informação a saber é que nunca se deve partir direto pra reconstrução sem que antes você tenha feito uma hidratação e uma nutrição nos cabelos.

Então vamos para as diferenças entre Hidratação, Nutrição e Reconstrução:

Hidratação Simples – trata-se de uma reposição hídrica (água) nos fios.
Nutrição Capilar – é uma reposição lipídica (oleosidade) dos cabelos.
Reconstrução Capilar – é uma reposição proteica.

Você pode identificar qual produto se encaixa em qual função, da seguinte maneira:

Hidratação
A máscara de hidratação não precisa ser cara e as baratinhas de farmácia cumprem muito bem essa função. As da Pantene, dentre outras, são excelentes pra isso.

Nutrição
Produtos a base de manteiga de cacau, de cupuaçu, de karité, tutano, óleo de argan, o óleo de abacate, de semente de uva e de girassol.

Reconstrução
Máscaras reconstrutoras são compostas por queratina, creatina, cistina, colágeno, aminoácidos e outras proteínas que irão selar as cutículas, diminuindo a porosidade dos fios, fortalecendo o cabelo e repondo a massa capilar.

Mas atenção, volto a frisar, você deve fazer primeiro uma hidratação simples com um creme para esta finalidade, depois uma nutrição, e só após, realizar uma reconstrução.

Um cronograma simples destas etapas:
Depois que você sentir seu cabelo mais saudável, você pode diminuir a quantidade de hidratação e nutrição, mas a reconstrução é valido realizá-la pelo menos uma vez por mês.

Como identificar cada problema do cabelo?

- Quando o cabelo precisa de hidratação?? Quando ele está opaco e sem elasticidade.
- Quando o cabelo precisa de nutrição?? Todo cabelo precisa de nutrição, mas é fácil perceber que está na hora de nutrir quando os fios estão com muito frizz, sem peso e sem brilho A nutrição vai repor o equilíbrio lipídico e proteger os cabelos através de substâncias umectantes e emolientes.
- Quando o cabelo precisa de reconstrução?? Quando a estrutura da fibra capilar é danificada após procedimentos químicos, ou devido aos desgastes ambientais, ou  por causa do uso chapinhas e escovas, que resultaram em perda de massa capilar.

Hidratação:
Nutrição:
Reconstrução:
Então. Espero que tenha ficado tudo bem explicado e esclarecido. É muito importante entender do cronograma para dar ao nosso cabelo aquilo que ele necessita. Só assim conseguiremos atingir resultados satisfatórios com os nossos procedimentos diários. 

Beijinhos e até a próxima =***

You Might Also Like

0 comentários